8 de maio de 2011

Passo-a-Passo:Marcador de Livros com Aroma de Alfazema


Uma das minhas tarefas deste fim de semana era criar um presente. Como me ofereceram um pouco de Alfazema para fazer uns saquinhos para as gavetas da roupa, lembrei-me de fazer uma coisa original - um marcador de livros com aroma. Parece-me delicioso adicionar um aroma relaxante ao prazer de ler ;)

Quando comecei a reunir os materiais e a pensar no projecto, lembrei-me aqui da Casa da Carochinha e resolvi fotografar passo-a-passo para vos mostrar como fiz. É super, super fácil e económico. Ora vejamos:

Passo 1: Os Materiais: Feltro Verde (2 quadrados 11X11cm) e Castanho (1 rectangulo de 10X8cm +-); Caixa de Costura; 1 quadrado de cartão de 10X10cm (usei cartão de uma embalagem de cereais); Aparas de feltro (guardo tudo o que cai dos projectos numa bolsinha para outros trabalhos); papel de rascunho para fazer o molde; Lápis;Borracha; Régua; Resto de um fio com missangas ou cordão (usei um pouco de uma corrente de um fio sem uso); Alfazema 

Passo 2: Recortar o quadrado de cartão com 10X10 cm e os quadrados de feltro verde com cerca de 11x11cm (não precisam ficar muito perfeitos pois vamos costurá-los para dentro

Passo 3: Numa folha de papel de rascunho (eu uso as impressões mal tiradas ou cartas publicitarias) desenhar o contorno do quadrado de cartão para servir de guia e desenhar o molde que vamos recortar (se preferirem, existem imenso moldes na Internet prontos a imprimir. Eu gosto de desenhar os meus mas é uma questão de escolha).

Passo 4: Recortar o molde, fixar no retangulo de feltro castanho e recortar o feltro à medida do molde.

Passo 5: Uma vez feita a árvore, coser as aparas de feltro para fazer a folhagem.

Passo 6: Coser algumas aparas de outras cores para parecerem frutos, ou mesmo folhas de Outono.

Passo 7: Depois de decorada a árvore, moldar com a tesoura algumas aparas em forma de corpo de pássaro, bico e asas (noutro tom)

Passo 8: Coser a árvore e o pássaro num dos quadrados de feltro verde sem que os pontos fiquem visíveis. Bordar um olho e um patinha ao pássaro com linha preta.

Passo 9: Colocar o quadrado de cartão entre os dois quadrados de feltro verdes e fixar com alfinetes, dobrando os cantos dos quadrados para o interior de forma a serem cosidos sem se ver os pontos.

Passo 10: Antes de fechar completamente o quadrado, colocar 2 colheres de chá de alfazema no interior. Finalmente, fazer um pequeno furo, com uma tesoura bicuda, num dos cantos do quadrado e passar a corrente ou fio.

Prontinho!!! Espero que gostem ;)

6 comentários:

Fio Norte disse...

O que eu gostei deste trabalho rapariga;)
A ideia é linda;)
Muitos Parabens;)

Carochinha disse...

Obrigada!
Fico feliz por teres gostado!
x

DEEMAK TWINS- Handmade with Care by Lucy & Bel disse...

Está um trabalho muito bonito, parabéns!

Carochinha disse...

Obrigada que carinho, Lucybel.

Os vosso acessórios são um mimo!

luarte disse...

Estou a visitar este blog pela 1ª vez e estou a adorar :)
Tens ideias fantásticas e esta, esta é dão delicada e cheirosa que me apetece já ir fazer um marcador de livros com cheirinho :)
Beijinhos

Carochinha disse...

Olá Luarte!

Ainda bem que cá chegaste!
Obrigada pelo carinho!

Bjokas