30 de maio de 2011

Os meus 12 Mandamentos

Uma das dimensões que mais importância tem para mim é o constante questionar e procurar melhorar a minha forma de pensar e de viver. No final do ano passado descobri um livro que adorei ler e do qual tirei imensas ideias uteis para pensar sobre a minha forma de viver - O Projecto Felicidade de Gretchen Rubin.

Hoje, estava a fazer tempo na sala de espera de um consultório e encontrei, no meu telefone, uma lista muito importante que fiz a partir do exemplo da autora do livro: os meus 12 mandamentos! 

A Gretchen propõe no livro que criemos uma lista de valores, de leis, que reflictam a forma como queremos direccionar as nossas acções. Não têm de ser coisas que já conseguimos fazer bem, mas sobretudo aspectos aos quais aspiramos. Por outro lado, interessa serem verdadeiros e importantes para nós pessoalmente. Criar uma lista de leis que os outros gostariam de ver em nós apenas servirá para nos frustrar e fazer-nos sentir mal em relação a nós próprias.

A título de exemplo, aqui ficam os meus 12 mandamentos:
1º- Não carregarei culpa - sou um bocadinho(ão) culpólica...
2º- Cultivarei alegria todos os dias
3º- Menos é mais
4º- Dá-lhe uma semana! (já falei sobre este neste post)
5º- O que conta é o que fazemos diáriamente- por oposição às grandes demonstrações de afecto em ocasiões festivas...
6º- Normalmente está tudo bem (e assim acabará) - sim...também sou um bocadinho panicólica...
7º- Abre mão do comando - e consequentemente, control freak!
8º- Serei genuína - Vou trabalhar para encontrar os meus verdadeiros gostos e ter orgulho neles, em vez de fazer o socialmente aceite ou o percebido com dando um certo status ou imagem.(esta custa a admitir mas depois traz uma satisfação brutal!)
9º- Dizer não, mas também sim - aprender a seleccionar os sims e a guardá-los para os momentos e pessoas realmente importantes
10º Fazer agora o que tem de ser feito - ahhh...procrastinação...
11º Agir sempre com amor - Antes de qualquer outro valor: dinheiro, status, conhecimento,....
12º Não serei lenha para nenhuma fogueira - Boato que entra, já não sai ;)

Lógicamente que não consigo cumprir estas leis todas sempre, mas é bom ter um guia bem delineado para ir pensando sobre as coisas e, ir tentando moldar as minhas acções.

Como seriam os vossos mandamentos?

2 comentários:

celine disse...

se fosse o facebook...eu diria "gosto disto" :)

Bj

comidinhas da elsa disse...

Apoiado, a 100%. Obrigada por partilhares.
Beijinhos