2 de maio de 2011

Desafio do Mês: Poupar em Tons de Verde

Com o começo desta semana e, também com a entrada em Maio, terminaram as férias da Páscoa cá de casa e cada um voltou aos seus afazeres.

Este é sem dúvida um mês importante por aqui, um mês de renovação em muitas áreas da nossa vida e estou muito optimista em relação às mudanças que estão para chegar.

No que respeita à organização da casa, o meu objectivo para este mês é Poupar em Tons de Verde, ou seja, isto trocado em miúdos quer dizer encontrar soluções para poupar dinheiro e o ambiente.

As primeiras medidas que coloquei em prática foram:
1. Alterar o tarifário da EDP - Li o artigo da Mónica sobre poupar na conta da luz e estive a pensar porque a Tarifa Bi-horária não estava a funcionar cá em casa e porque continuamos a receber contas astronómicas. Cheguei à conclusão que o mais indicado para nós é a Tarifa Diária e não a Semanal, como tínhamos contratado originalmente. Adicionalmente, aproveitei para mudar a facturação para mensal pois facilita a gestão do orçamento. - tudo isto feito online e em 5 minutos!

2.Aderir à factura electrónica EPAL e comunicar as leituras - Já tinha as restantes facturas online, mas ainda me faltava esta. Optei por também passar a comunicar as leituras do contador para evitar estimativas e consequentes acertos surpresa.

Entretanto, comecei a ler o arquivo de um blog fantástico que estava a seguir pelo facebook, mas que ainda não tinha tido tempo de ir espreitar. Ainda só fiz a primeira visita e já trouxe grandes ideias!

3. Colocar um redutor do caudal de água na torneira da cozinha. Ora vejam:


4. Fazer algumas alterações de poupança no pc, como colocar um wallpaper preto para poupar energia. Instalei também o Black Pixel da Greenpeace (é mais uma mariquice que uma poupança, mas é querido hehehe)

5. Colocar uma garrafa de plastico com água dentro do autoclismo para reduzir a quantidade de água usada na descarga.

Para dia 2 parece-me bem encaminhado o objectivo! ;)

Sem comentários: