11 de maio de 2011

Aplicar os 3R´s ao Guarda Roupa #2 – Reduzir e Reutilizar

Continuando a falar acerca de dicas para aplicar a politica dos 3R´s aos nossos guarda roupas, hoje vou partilhar convosco algumas dicas relacionadas com o 2º e 3º R´s – Reduzir e Reutilizar.
Reduzir – Se os vossos guarda roupas forem parecidos com o meu, então vivem paredes meias com verdadeiros ímanes de roupa sem utilidade: aquela que ainda vai voltar a servir, a outra que por certo vai voltar a estar na moda na próxima estação, a que foi tão cara mas que nos faz parecer um bisonte de tutu…já para não falar nos sapatos que são tão desconfortáveis que não conseguimos ir do quarto até à cozinha com eles calçados, ou aquele chapéu que comprámos num dia em que andávamos de cabeça perdida. A única forma de termos a certeza do que temos na realidade para poder usar é fazer uma triagem valente, sem dó nem piedade. Só voltam para o guarda roupa as peças que vestimos mesmo. Quanto às restantes peças, podemos dividi-las nas outras duas categorias: reciclar ou reutilizar.
 Outra forma de reduzir é prestarmos um pouco de atenção ao que compramos. É sempre preferível comprar menos, mas escolher peças com mais qualidade e com um estilo mais adequado à nossa maneira de ser, em vez de seguirmos as modas mais recentes. Peças de qualidade vão durar bons anos e não nos vamos fartar delas tão facilmente. Claro que depois as podemos combinar com outras peças da estação, mas é fundamental apostarmos num bom guarda roupa básico.
Há uns anos estabeleci uma regra para mim: quando ando a passear pelas montras (quer sejam de roupa ou de qualquer outra coisa) – Dar uma semana (ou mesmo um mês, dependendo do valor), isto significa que, se passado uma semana ainda me lembrar que quero comprar aquele artigo, então vale a pena pensar nisso a sério. Poupa-me imensas compras de impulso! Já não me lembro em que livro li esta dica, mas comigo funciona muito bem.

Reutilizar – O último dos 3 R´s tem vindo a ganhar força na nossa cultura e ainda bem! A forma mais tradicional é o empréstimo das roupas de grávida entre amigas, ou a roupa dos miúdos ir passando de casa em casa à medida que eles vão crescendo.
Hoje em dia, o conceito de usar roupa em segunda mão começa estar menos ligado à imagem de carência económica e mais aos conceitos de sociedade sustentável e de consumo responsável. Ao comprarmos roupa em 2ª mão estamos a poupar as nossas carteiras e o nosso ambiente, reduzindo os desperdícios e abrandando a produção desenfreada.
Já existem inúmeras lojas que vendem roupa usada em excelente estado para miúdos e graúdos. Há alguns sites e grupos portugueses de troca directa, sem utilizar dinheiro e, conheço em Lisboa um projecto de loja comunitária que funciona por créditos – A Entre Nós – onde podemos entregar roupas e outros artigos que já não utilizamos e, em troca, recebemos créditos para utilizarmos na compra de artigos da loja.
Pessoalmente, uso muito o site Custo Justo, onde consigo comprar peças de boas marcas, muitas vezes ainda com etiqueta, por preços bastante interessantes e, como bónus, são entregues em casa via ctt. Habitualmente, vendo peças que já não uso e utilizo o dinheiro para comprar outras. Assim, fica ela por ela ;)
A última moda que surgiu neste âmbito e que está a ganhar força são os Chás ou Festas de Trocas, onde grupos de amigas se juntam com os respectivos sacos de items seleccionados e trocam entre si peças que já não utilizam. (Quem sabe, ainda organizamos um Chá de Trocas das Bloggistas!)
Com tantas hipóteses, não temos desculpa para não tornarmos os nossos guarda roupas um pouco mais verdes e os nossos orçamentos um pouco maiores!

5 comentários:

celine disse...

Também uso muito o custojusto, gosto muito das tuas ideias.
Também tenho muita roupa, vou sem duvida, aplicar a regra dos 3 R' para ver se começo a dar espaço ao marido :)que já se queixa da rera 95% para mim e 5% para ti :)
Um beijo

Carochinha disse...

Hehehe, homem sofre... ;)
Depois conta-me como vai correndo essa transformação.

Bjokas

Fio Norte disse...

Preciso de organizar o meu guarda roupa oh se preciso;)Beijinhos

Dulce disse...

Olá!

Precisamente porque estava a precisar de espaço no meu closet acabei de criar um blog onde vendo a roupa que já não uso (e a que nunca cheguei a usar)...

http://por-tuta-e-meia.blogspot.com/

Espreitem!!

Carochinha disse...

Oi Dulce,

Excelente ideia!

Estou fã!

Bjokas,