10 de maio de 2011

Aplicar os 3R´s ao Guarda Roupa #1 - Reciclar

Estive a pensar em formas de aplicar o desafio deste mês ao meu guarda roupa e cheguei à conclusão que esta é uma área onde podemos ter um impacto enorme tanto a nível ambiental como na gestão do orçamento familiar.

Hoje, deixo aqui algumas dicas, sobre o 1ª dos 3R´s - Reciclar.  umas que já utilizo e outras que estou a começar a adoptar.

Todas temos algumas peças de roupa, sapatos ou mesmo lenços e cachecóis que estão em bom estado mas simplesmente já estamos saturadas de os usar. Com um pouco de imaginação podemos transformar estas peças em algo novo com botões, apliques, fitas ou pedaços de outros tecidos. Recomendo vivamente a aquisição de uma máquina de costura. Eu tenho uma pequenita que foi muito baratinha e nem vos consigo dizer as centenas de euros que já me poupou em arranjos de costura.
Para quem não sabe absolutamente nada de costura, existem agora imensos workshops à disposição ou, em alternativa, tutoriais em vídeo, como este:

A quem não tem mesmo tempo ou interesse, recomendo que encontre uma costureira de confiança que possa fazer as transformações pois, mesmo pagando o trabalho, é muito mais económico e sustentável do que estar constantemente a comprar peças novas. Isto também se aplica às bainhas e ao apertar/alargar peças porque o nosso peso flutua.

Para as mais criativas e aventureiras há um mundo de soluções: transformar saias compridas rodadas em vestidos de cai-cai ou de alcinhas para a praia; t-shirts em top´s assimétricos; calças em corsários; vestidos em saias e blusas...enfim, não há limites para o que se pode fazer!

As roupas que já não estão em bom estado, seja porque e têm nódoas ou rasgões ou mesmo porque já estão muito usadas podem ainda ser recicladas aproveitando os botões, fechos, apliques e mesmo partes do tecido (que ainda estejam em bom estado) para fazer outras peças, aplicações ou acessórios. Há imensos livros com ideias e tutoriais (se quiserem, posso recomendar).Finalmente, os tecidos em mau estado podem ainda ser utilizados para a limpeza da casa.

Assim que conseguir, trago-vos algumas dicas sobre o 2º e o 3º dos R´s - Reduzir e Reutilizar!

Deixem aqui também as vossas dicas! Muitas cabeças pensam sempre melhor que uma só! ;)

2 comentários:

sandra santos disse...

aqui em casa também se poupa muito dinheiro em roupa..pois de swets minhas e do pai faz se calças para a mais nova da família,saias que a sogra deixa de usar,faz se roupa para a mais pequena,roupa da do meio serve para usar e cortar para reutilizar,todas as tshirts servem para panos de limpeza...

Carochinha disse...

Olá Sandra!
20 valores em Gestão Familiar ;)
Quando fizeres roupinhas novas,aproveita para pores no teu blog para também aprendermos! Boa?

Um beijinho grande!