5 de julho de 2011

Organizar as Finanças...

Tenho andado a tentar controlar melhor as despesas do mês, mas não tenho tido muito sucesso... Experimentei vários métodos de registo, mas acabei sempre por me perder a meio do mês, ora porque não tinha o pc à mão para registar os gastos, ora porque perdia os talões...etc...etc...

Finalmente, acho que consegui desenvolver um sistema que funciona comigo! Aproveitei a ideia que a Bi tinha partilhado sobre utilizar uma bolsinha de plástico para guardar os talões (encontrei uma na loja chinesa por 0,30euros), simplifiquei a minha spreadsheet das despesas e criei uma versão em papel, que cabe dentro da bolsinha, para poder registar os gastos à medida que vou tendo tempo. Assim, só tenho de transferir para a spreadsheet uma vez por semana (ou por mês...).

Ficou assim:

Aqui ficam os links para o relatório em formato Excel e para o em PDF, basta clicar nas imagens. Espero que gostem e que seja útil!

5 comentários:

celine disse...

Olá, este mês comecei a usar a técnica dos envelopes que aprendi com a Anabela.

http://aproveitaravidaja.blogspot.com/2009/11/sistema-para-organizar-as-despesas.html

Dps digo se resulta :)

Bj

Carochinha disse...

Muito boa dica, querida!
Não conhecia mas vou experimentar de certeza!

Conta-me tudo depois que eu vou em seguida! ;)

Bjokas grandes,

celine disse...

Achei um bom sistema, porque é tudo em dinheiro vivo e,psicologimente falando, acho que se pensa duas vezes antes de se gastar, ao contrario do cartão que não vemos :)

Mas contigo tb aprendo muitas coisas, queres saber uma...penso uma semana antes de comprar, será que preciso mesmo?vou pensar uma semana como aprendi com a carochinha :P

Bj

Carochinha disse...

Hehehe. Já me fizeste sorrir, moça!

Fico feliz por poder partilhar.

Bjo,

B. disse...

Eu uso exactamente o mesmo método..mas em vez da bolsinha, tenho uma capa fininha que anda sempre comigo na pasta de trabalho que tem uma folha para cada mês. Em cada anotação, ponho sempre o saldo restante e um post-it com as despesas previstas até ao final do mês (prendas, unhas, gasóleo, diversos, tlm..). Assim nunca sai do previsto. Uso este sistema para as contas pessoais, do dia-a-dia, porque para as despesas mensais de maior volume tenho a minha folhinha de excel que antes do mês começar já tem cada item com o valor previsto. Quando faço o balanço do mês ponho a vermelho os itens em que gastei mais dinheiro e a verde os que gastei menos do que o esperado e assim consigo sempre perceber onde posso cortar ainda mais.

O que eu tenho aprendido com vocês!!!

A próposito, a tua bolsinha é mais gira que a minha :P

Beijinhos
Bi